Banheiro – Post 2 – O Dilema do Papel Higienico!

Boa noite pessoal!

Hoje eu trago em pauta a grande dúvida: Onde devo jogar o papel higiênico? No cesto de lixo ou no vaso sanitário???

papelhigi

Tempos atrás fui a uma palestra da SABESP aqui no SENAC em São José dos Campos-SP, onde a palestrante apresentou todo o sistema de tratamento de esgoto da cidade, afirmando em um determinado momento que tal sistema de tratamento estaria preparado para tratar também o papel higiênico. Isso ia contra tudo que eu havia aprendido: não jogar papel no vaso!

Mas a gente tem que estar aberto a correções e também ao bom senso. Pra fundamentar essa minha lembra, pesquisei recentemente e o resultado está a seguir:

A resposta que encontrei numa cartilha da SABESP foi a seguinte: “Papel higiênico dá para jogar, se a rede interna da sua casa for de bom tamanho e não houver problemas de entupimento.”

Encontrei nas perguntas frequentes do site da SABESP uma resposta ainda mais completa:

O papel higiênico pode ser jogado na privada, quando não houver problemas com entupimento na rede interna, o que ocorre somente em redes domiciliares antigas e com traçado com muitas curvas. Em geral, em prédios, devido à maior pressão da água e os desníveis elevados não há obstruções por este resíduo.
Cabe registro que esta disposição na privada vai ao encontro de recomendação das Vigilâncias Sanitárias no sentido de se evitar a manipulação de papel sujo com fezes, um resíduo contaminado microbiologicamente.
Nos coletores tronco da rede pública (diâmetro é superior a 300mm) não há registro de casos de obstrução atribuível ao papel higiênico, que rapidamente se  desagrega com o fluxo de água. Nesse caso, as obstruções estão associadas a resíduos como cabelos, fibras/pelos, fio dental, lixo plástico, preservativos, absorventes higiênicos, hastes flexíveis, aparelhos de barbear descartáveis, pontas de cigarro, brinquedos etc., que deveriam seguir para o lixo ou para reciclagem.”

Podemos concluir então, que se o encanamento de sua residencia, e o seu vaso sanitário seguir as diretivas do INMETRO, não há problema descartar o papel higiênico no vaso sanitário.

Me sinto na obrigação de te alertar que vaso sanitário não é lixeira!!!! Esta cartilha da SABESP traz um infinidade de exemplos do que não se deve jogar na privada, como bitucas de cigarro, canudos, papel de bala, etc…

new-21

O tubo de papelão do papel higiênico é reciclável, e recentemente existe uma empresa israelense que está propondo um papel de parede feito com papel higiênico reciclável. O que você acha de ter um comodo da sua casa decorado com este tipo de papel de parede?

No exterior já existe papel higiênico feito com papel reciclado. Aqui no Brasil eu ainda não vi…

IMAG0043

Não deixe de comentar!

Até a próxima!

Publicado por

Hannah de Andrade

Farmacêutica, Gerente de Projetos, Reiki II e Artista. Desde pequena ligada em sustentabilidade e reciclagem, incluí em minha missão pessoal compartilhar conhecimentos em relação a preservação do planeta, redução da quantidade de lixo produzida por cada ser humano, contemplação do mundo através das artes, e o que mais eu puder passar adiante. Me conte suas experiências, também quero te ouvir! ;-)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s